Projetos

Projeto de Expansão

Solicitação

Cessão em regime de comodato de área localizada na Fazenda São Miguel, propriedade do Grupo Votorantim, abrangendo 2 alqueires contendo 2 casas sedes e 3 casa menores.

Justificativa

A realidade brasileira demonstra que existem famílias com as mais diversas situações socioeconômicas que induzem à violação dos direitos de seus membros e à exclusão social, em especial, crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Percebe-se que estas situações se agravam justamente nas par-celas da população onde há maiores índices de desemprego e de baixa renda.

Estas pessoas precisam ser compreendidas em seu contexto sóciocultural, inclusive ao se tratar da análise das origens e dos resultados de sua situação de risco, de suas dificuldades de auto-organização e de participação social. Os indivíduos encontram-se não só em situação de vulnerabilidade, risco pessoal ou social, como também de certa forma abandonada pela própria sociedade.

De acordo com o diagnóstico social realizado em 2014 em Itapeva pelo Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI BRASIL, a principal evidência apurada foi o “Problema com Dependência Química”. A pesquisa por amostragem foi realizada com pessoas de comunidade carentes, escolas, igrejas, e órgãos ligados à Rede Municipal, como: CRAS, CREAS, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Álcool e Drogas, Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude, e Secretarias Municipais de Educação, Saúde, e Cultura. À partir desta análise, a equipe multidisciplinar recomenda que sejam desenvolvidos no município projetos que visem a prevenção e a recuperação dos dependentes já em estado de vício, visto que muitos problemas sociais que o município enfrenta estão diretamente ligados ao uso de drogas.

Considerando o número elevado de adultos e chefes de famílias vivendo em uma sociedade com um número excessivo de carência sócio econômica, e um número crescente de usuários de drogas, o Salva Vidas percebe a urgente necessidade de ampliar seus atendimentos.

Para tal, identificamos que a cessão da área da Fazenda São Miguel como nova sede desta entidade seria uma solução que traria benefícios diretos aos assistidos, de forma que seria possível abrigar mais pessoas e desenvolver novas atividades e, assim, consequentemente, alcançar um número maior de famílias que sofrem com o problema de dependência química, e reduzir seu impacto junto à sociedade.

A Fazenda São Miguel apresenta-se como um espaço perfeitamente adequado para a atividade terapêutica, devido à sua localização reservada, e ambiente bucólico, propícios para o desenvolvimento das metodologias de trabalho.

Objetivo Geral

  • Promover ampliação do atendimento e melhora da qualidade de vida dos assistidos e comunidade atendida pelo Centro Terapêutico Cristão Salva Vidas.

 Objetivos Específicos

  • Realizar reformas e adequações necessárias na Fazenda São Miguel para transferência das ações desenvolvidas na sede atual do Centro Terapêutico Cristão Salva Vidas;
  • Ampliar capacidade de atendimento, passando de 30 para 60 pessoas tratadas em tempo integral;
  • Oferecer atividades de lazer, esportes e artes aos assistidos na própria sede da entidade;
  • Implantar ações que hoje encontram-se apenas em projetos devido à falta de estrutura física. Entre este projetos destacamos os seguintes cursos voltados à geração de renda: horta orgânica, panificação industrial, confeitaria industrial, jardinagem, oficina de marcenaria, fabricação artesanal de produtos de limpeza, eletricista e construção civil;
  • Capacitar e engajar os assistidos para exercerem função de monitores e instrutores da entidade.

 


Retornar a página de Projetos